was successfully added to your cart.

Brasil e Espanha fortalecem relações diplomáticas

By 26 de abril de 2017Uncategorized

Brasil e Espanha compartilham historicamente importantes vínculos humanos, culturais, políticos e econômicos. Atualmente, a Espanha está entre os principais investidores estrangeiros no Brasil, com um comércio bilateral que supera o montante de US$ 5 bilhões. Nesse contexto, a visita do Presidente de Governo Mariano Rajoy ao Brasil nos dias 24 e 25 de abril, sucedendo à visita do ex-ministro das Relações Exteriores, José Serra, à Espanha em novembro de 2016, contribui para o aprofundamento e incremento das relações diplomáticas entre Brasil e Espanha.

O presidente Rajoy se encontrou com o presidente do Brasil, Michel Temer, em Brasília, e de almoço com a participação de autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ministros de Estado. Ademais, participou do encerramento do I Foro Brasil-Espanha, em São Paulo, se encontrou com empresários e representantes da sociedade civil, além de participar da assinatura de diversos acordos de cooperação.

 

brasil e espanha 1

 

Os atos assinados entre os dois países foram o Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e a Escola Diplomática do Ministério dos Assuntos Exteriores e de Cooperação do Reino da Espanha, a Declaração Conjunta da Agência Brasileira de Cooperação da República Federativa do Brasil e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Reino da Espanha sobre Cooperação ao Desenvolvimento entre o Brasil e a Espanha, o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério da Economia, Indústria e Competitividade do Reino da Espanha sobre Cooperação Econômico-Comercial, o Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil da República Federativa do Brasil e o Ministério de Fomento do Reino da Espanha no âmbito das Infraestruturas e os Transportes e o Memorando de Entendimento para a Cooperação em Matéria de Recursos Hídricos entre Ministério da Integração Nacional do Brasil e Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Ambiente do Reino da Espanha.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “A visita do presidente Rajoy confirma o interesse mútuo em manter o dinamismo do relacionamento econômico entre os dois países. O encontro de alto nível constitui também uma oportunidade de ratificar o compromisso de ambas as partes de contribuir para o avanço das negociações entre MERCOSUL e União Europeia”.

 

Os atos assinados entre os dois países podem ser conferidos em sua íntegra no site do Ministério das Relações Exteriores.

 

Autor: Wilson Fernandes Negrão Júnior

Leave a Reply