was successfully added to your cart.

Eleições para presidente da França terão 2º turno entre Macron e Le Pen

By 24 de abril de 2017Uncategorized

As eleições presidenciais na França, ocorridas no dia 23 de abril, terão um segundo turno entre os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen. O resultado final disponibilizado pelo Ministério do Interior do país, nessa segunda-feira, apontou o centrista pró-União Europeia Macron com 24,01% dos votos contabilizados no primeiro turno, enquanto Le Pen, de extrema direita e contrária à União Europeia e à imigração, ficou com 21,30% dos votos. O candidato republicano François Fillon obteve 20,01% dos votos, enquanto Jean-Luc Mélenchon obteve o apoio de 19,58% do eleitorado. O próximo turno ocorrerá no dia 7 de maio.

 

750

 

O mercado internacional respondeu de forma positiva ao resultado das eleições francesas, com valorização de ações europeias e do Euro em relação ao dólar estadunidense. A Bolsa de Paris, um dos principais centros financeiros do mundo, bem como Bolsas de Valores da Ásia, fechou com forte valorização de suas ações. Segundo o jornalista francês Christine Ockrent, em entrevista à rede CNN, afirmou que o resultado da eleição é um “terremoto político no país e na Europa”.

Pesquisas iniciais de opinião, como a realizada pela Opinionway, colocaram Macron em vantagem na corrida para assumir a presidência da França, com parciais em torno de 60% para o centrista e 40% para Le Pen. Macron também recebeu apoio do atual presidente do país, François Hollande, do qual foi ministro da Economia. Hollande afirmou que “a presença da extrema-direita no segundo turno é um risco para o país. O que está em jogo é a composição, a unidade, a participação da Europa e o lugar da França no mundo”. O candidato Fillon, ao reconhecer a derrota no primeiro turno, convocou seus eleitores a votar em Macron, por não compartilhar do pensamento de Le Pen em relação a temas importantes da agenda política francesa e europeia.

 

Autor: Wilson Fernandes Negrão Júnior

Leave a Reply