was successfully added to your cart.

Esclarecendo: Banco Mundial

By 10 de fevereiro de 2015Uncategorized

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos para países em desenvolvimento em programas de capital. Existem diferenças entre as expressões “Grupo do Banco Mundial” e “Banco Mundial”. O primeiro tem como instituições-membros o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento –BIRD, a Associação de Desenvolvimento Internacional –ADI, a Sociedade Financeira Internacional –SFI, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID). O segundo é composto apenas pelos dois primeiros, que são considerados as duas instituições mais importantes do grupo.

Em 1994 o BIRD foi criado pela Conferência de Bretton Woods. Sua orientação inicial era a de contribuir financeiramente para a reconstrução dos países, sobretudo os europeus, devastadas pela Segunda Guerra Mundial. Com o passar do tempo e o sucesso na recuperação da Europa, o BIRD passou a assumir funções mais amplas. A Instituição, que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) busca hoje, junto com esta, promover a qualidade de vida no mundo. O BIRD passou a integrar o chamado Banco Mundial. O Objetivo do Banco Mundial é reduzir a pobreza no mundo, sendo que o BIRD tem suas atuações específicas enquanto integrante do primeiro.

O BIRD atua na retirada de empréstimos junto às nações mais ricas do planeta e empresta esses montantes para nações subdesenvolvidas. O dinheiro emprestado pela BIRD tem origem na venda de títulos nos mercados internacionais de capital. Dentro do Banco Mundial, cabe ao BIRD promover o desenvolvimento econômico e social dos países, iniciativa para alcançar o objetivo da redução de pobreza do primeiro. Sendo assim, não tem apenas a função de empréstimos, mas também assessoria, criação, implantação e execução de projetos que porventura tenham sido aprovados por ele. A ADI também realiza empréstimos direcionados a países pobres, no entanto os juros são mais baixos e o pagamento deve ser realizado em longo prazo.

Não só governos podem ter acesso a financiamentos, mas também grandes corporações que comprovem sua capacidade de garantir o pagamento da dívida e apresentação de projetos prévios que apresentam viabilidade econômica, isso com a aprovação do governo local.

Hoje aproximadamente 150 países membros participam da composição do capital do banco. O valor de cota e o direito de voto são determinados a partir do nível de participação no mercado mundial. O primeiro acionista é os Estados Unidos, fato que lhe concede poder de veto em todas as decisões. O presidente do Banco Mundial é tradicionalmente um cidadão dos EUA.

O Banco Mundial tem sede localizada na cidade americana de Washington.

Leave a Reply