A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em 24 de outubro de 1945 na cidade de São Francisco – Califórnia – Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de facilitar o diálogo entre os países e evitar guerras. Nessa época, contava com a participação de 51 nações.

O presidente norte-americano Franklin Roosevelt foi o responsável pela criação do nome, apresentado-o pela primeira vez em 1942 na Declaração das Nações Unidas, na qual 26 países se comprometiam a lutar contra o as potências do Eixo (Itália, Alemanha  e Japão) ainda na Segunda Guerra Mundial.

A Carta das Nações Unidas, documento constitutivo da ONU, foi produzida pelos representantes de 50 países presentes na Conferência sobre Organização Internacional, reunida em São Francisco nos dias 25 de abril a 26 de junho de 1945. Entretanto, apenas em 24 de outubro ela começou a existir oficialmente. Data da ratificação da Carta pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e ex-União Soviética, assim como pela maioria dos signatários.

A ONU é, hoje, a maior organização internacional, contando com 193 países membros. Seu objetivo é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, o desenvolvimento econômico, a definição de leis internacionais, o respeito aos direitos humanos e o progresso social. É mantida pela contribuição financeira de todos os seus Estados membros, sendo essa contribuição dependente da riqueza e do desenvolvimento de cada país.

A Organização das Nações Unidas é dividida em diversas instâncias administrativas, tais como: a Assembleia Geral, principal órgão deliberativo da ONU; o Conselho de Segurança, que tem o objetivo de decidir resoluções de paz e segurança, sendo composto por Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França (estes possuem poder de veto sobre qualquer resolução da ONU); o Conselho Econômico e Social, que auxilia na promoção da cooperação econômica, social e no desenvolvimento mundial; o Secretariado, que fornece estudos e informações, e o Tribunal Internacional de Justiça, que é o órgão judicial principal da Organização.

Além das instâncias administrativas, a ONU também é formada por um grande sistema, chamado Sistema das Nações Unidas, formado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A estrutura central da ONU fica em Nova York, uma vez que na primeira reunião da Assembléia Geral da organização, em 1946 em Londres ficou decidido que a sede permanente seria nos Estados Unidos. Há também sedes em Genebra (Suiça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile), além de escritórios em grande parte do mundo.


Curiosidades:

– No dia 24 de outubro comemora-se o dia da ONU.

– A organização possui seis línguas oficiais: Inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.