was successfully added to your cart.

Ministros das Relações Exteriores discutirão Venezuela na Organização dos Estados Americanos

By 30 de maio de 2017Uncategorized

A Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, será palco da 29ª Reunião de Consultas de Ministros das Relações Exteriores da entidade, que tratará sobre a situação atual da República Bolivariana da Venezuela. Na oportunidade, o ministro do Brasil, Aloysio Nunes, também realizará encontro com o atual secretário-geral da OEA, Luis Almagro, segundo informou o Itamaraty, oportunidade na qual serão discutidos temas da agenda regional do continente americano.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou em nota que “o Brasil espera que a reunião contribua de maneira decisiva ao esforço dos venezuelanos para reencontrar o caminho da plena democracia, com o apoio de todos os países das Américas”.

Ademais, o Itamaraty também informa que a atuação do país perante a organização “tem como base os princípios da soberania, da cidadania e da dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político, consagrados na Constituição Federal, os quais orientam as ações para a promoção eficaz dos “pilares” fundamentais da Organização (democracia, desenvolvimento integral, direitos humanos e segurança multidimensional). Nesse sentido, o Brasil tem buscado promover a boa convivência entre os países americanos e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos das nações das Américas, com foco na defesa dos direitos humanos e da democracia e na erradicação da fome e da miséria”.

 

oea1

 

A OEA foi criada em 1948, quando da assinatura de seu tratado constitutivo em Bogotá, Colômbia, a qual foi emendada diversas vezes por Protocolos adicionais. O Artigo 1 da Carta da OEA estabelece que o propósito da organização é o de “conseguir uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”.

 

Para saber mais sobre a Organização dos Estados Americanos, clique aqui.

A nota à imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil pode ser conferida aqui.

 

Autor: Wilson Fernandes Negrão Júnior

 

Leave a Reply