O Centro de Direito Internacional tem se destacado, nos últimos anos, por uma consistente produção acadêmica na área do Direito Internacional e das Relações Internacionais. Analisando profundamente diferentes áreas de interesse da comunidade internacional, as obras do Centro se tornaram referência para diplomatas, pesquisadores, professores e estudantes interessados no ordenamento jurídico internacional. As publicações abordam temas variados e de grande interesse, como Organizações Internacionais, Tribunais Internacionais, Política Externa, Segurança Internacional, Relações Diplomáticas e Consulares, Direito Internacional Penal e Direito Internacional do Meio Ambiente.

Dentre as principais publicações realizadas pelo Centro de Direito Internacional estão: Comentário à Carta das Nações Unidas (2008)A Corte Internacional de Justiça e a Construção do Direito Internacional (2005)O Tribunal Penal Internacional: Comentários ao Estatuto de Roma (2016); O Brasil e os Novos Desafios do Direito Internacional (2004); e A Autoridade da Coisa Julgada no Direito Internacional Público (2002).

 

 

A iniciativa pioneira do Centro quanto à criação e à publicação das obras compreende-se na difusão plena do conhecimento do Direito Internacional no mundo contemporâneo. Diante de tal importância, as obras analisam temas que tangenciam os assuntos abordados pelo Direito Internacional e pelas Relações Internacionais, discutindo de maneira crítica e completa os desafios colocados por um cenário internacional cada vez mais dinâmico e integrado.

 

Publicações